Vida e Cultura Guarani
  • Ações e Notícias do Projeto

    Projeto viabiliza visita a aldeias em Santa Catarina

    Ação proporcionou intercâmbio de mudas e sementes entre aldeias do RS e SC

      27 Jul   |   2012
    Projeto viabiliza visita a aldeias em Santa Catarina

     

    O intercâmbio de mudas e sementes entre aldeias Guarani, promovido pelo projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani, rompeu barreiras estaduais. Indígenas da aldeia Nhundy (Estiva, Viamão/RS) foram visitar as aldeias Amaral e Biguaçu, ambas em Santa Catarina. O objetivo da viagem foi, principalmente, buscar mudas de palmito (Euterpe edulis Mart.), taquara (Merostachys speciosaSpreng. ) e pau leiteiro (Sapium glandulosum (L.) Morong).

    Os indígenas Juliano Mariano (monitor do projeto), Eloir de Oliveira (cacique da Estiva), Wenceslau Oliveira Duarte, Airton de Oliveira e Agostinho Vera Moreira (lideranças na comunidade) foram recebidos pelos parentes que lá residem. Andaram pelo mato das aldeias, onde há uma grande concentração de palmitos, com diversas mudas germinando em volta dos pés. Em determinado local da mata encontraram um taquaral senescente (em fase final do ciclo), isto é, seco. O cacique Eloir explicou que as taquaras/bambus entram em senescência geralmente após 40 anos, quando florescem, dão sementes e secam completamente.

    Foram coletas aproximadamente 150 mudas de palmito, cortadas várias taquaras/bambus para artesanato/confecção de balaios e pau-leiteiro, cuja madeira é utilizada para a confecção dos bichinhos, um dos principais produtos artesanais da etnia. Para os Guarani da Nhundy é importante visitas como esta, pois a área de sua aldeia é bastante reduzida e quando eles ali chegaram era uma terra arrasada, praticamente sem vegetação. Mas com o processo de cultivo de mudas nativas viabilizado pelo projeto patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, espera-se reverter este quadro dentro de alguns anos.