Vida e Cultura Guarani
  • Ações e Notícias do Projeto

    IECAM e Gov. Estado RS definem parceria em favor dos Guarani

    Exposição e palestra no Palácio Piratini serão alusivas ao Dia Internacional dos Povos Indígenas e estuda-se a possibilidade de microcrédito aos indígenas

      31 Jul   |   2012
    IECAM e Gov. Estado RS definem parceria em favor dos Guarani

     

    Em uma reunião com Secretário Executivo do Gabinete do Governador - Robério Garay, a 1ª Dama do RS - Sandra Genro, o Secretário Adjunto da Secretaria de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa do RS - Everton Braz e a Coordenadora de Eventos do Palácio Piratini - Magali Hochberg, o IECAM e oGoverno do Estado do RS acertaram realizar um evento em conjunto em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas. Também se abriu um estudo para a concessão de microcréditos buscando a geração de trabalho e renda nas aldeias.

    De 06 a 10 de agosto o hall de entrada e as escadarias o Palácio Piratini serão palco de exposição fotográfica e do artesanato tradicional Guarani. Em 09 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas, haverá uma palestra do Cacique Geral dos Mbyá-Guarani no RS – José Cirilo Morinico – e do indígena Verá Potã com a presença do governador Tarso Genro e autoridades. Após será feita uma apresentação de canto e dança com coral Guarani.

    A exposição fotográfica vai mostrar o dia a dia nas aldeias, contando com fotos do acervo do IECAM e dos fotógrafos Danilo Christidis e do indígena Verá Potã. Já o artesanato tradicional, composto por esculturas de animais, cestarias e ornamentos, está intimamente ligado à cultura, lendas e conhecimentos desta etnia.

    Durante a reunião no Palácio Piratini também foi aberto um canal de conversação com a Secretaria de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa do RS para a concessão de microcrédito aos Guarani. Inicialmente a ideia é trabalhar com estímulo à produção e comercialização do artesanato e com o etnoturismo em aldeias Guarani.