Vida e Cultura Guarani
  • Ações e Notícias do Projeto

    Gerente da Petrobras visita IECAM e aldeias Guarani

    Visita técnica avaliou metas e verificação “in loco” dos resultados obtidos

      26 Set   |   2012
    Gerente da Petrobras visita IECAM e aldeias Guarani

     

    O IECAM recebeu a visita da sua gerente da Petrobras, empresa que patrocina o projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani. Adriana Oliveira esteve em Porto Alegre/RS para realizar uma avaliação técnica e conhecer pessoalmente o trabalho desenvolvido pelo Instituto em parceria com os índios Guarani de oito aldeias gaúchas.

    Na primeira tarde houve uma reunião da gerente com a equipe técnica não indígena na sede do IECAM, em Porto Alegre. No encontro ela conversou com cada um dos profissionais que trabalham no projeto buscando conhecer melhor sua forma de atuação, histórico, aptidões profissionais e atividades que realizam.

    Nos dias seguintes Adriana visitou algumas das aldeias participantes para ver “in loco” os resultados que vêm sendo obtidos com o projeto e ouvir relatos das lideranças indígenas, caciques e monitores que trabalham juntos no desenvolvimento das atividades. Ela conheceu os viveiros das aldeias da Lomba do Pinheiro (Porto Alegre/RS) e da Granja Vargas (Palmares do Sul/RS), locais que recebem mudas e sementes que são reintroduzidas nas áreas indígenas. Também esteve na aldeia da Estiva (Viamão/RS) conversando com os Guarani e conhecendo a escola e áreas em processo de recuperação ambiental e de reconversão produtiva, como os roçados tradicionais que fornecem alimentos aos Guarani.

    O projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani foi selecionado e aprovado em seleção pública do Programa Petrobras Ambiental em 2010 para execução nos anos de 2011 e 2012. Os Guarani e a equipe técnica do projeto apresentaram à gerente os materiais produzidos, as metas e resultados atingidos e relataram a importância de dar continuidade ao projeto e às ações nos próximos anos.