Vida e Cultura Guarani
  • Ações e Notícias do Projeto

    "Relato das atividades" Projeto Ar, Água e Terra

    Aldeias Pindó Mirim, Anhetengua, Yriapu  e Nhundy. Set/Out 2012.

      06 Nov   |   2012

    É época de plantio e as aldeias estão concentradas nos cultivos, preparo, capina. Há uma grande expectativa de produção de alimentos nas aldeias. As atividades de preparo e plantio foram feitas em tempo, na tentativa de adiantar o plantio para que os cultivos possam estar bem estabelecidos e resistirem a possível seca nos meses de verão. 
     
    Na Aldeia Anhetengua,os roçados da Escola e a área da família Seu Lorenzo foram preparados com trator e grade, para incorporação da adubação verde – aveia e ervilhaca.
     
    Foi entregue ramas de batata doce para cacique Cirilo, além das sementes de milho, feijão, amendoim, abóboras e melancia, que foram distribuídas anteriormente.
     
    As sementes e ramas estão sendo cultivadas em todas as áreas de roçado da aldeia. 
     
    Na Aldeia Pindó Mirim  os roçados já estão em fase inicial de desenvolvimento. Todas as sementes e ramas (milho, feijão, amendoim, abóboras, aipim, batata doce) tiveram boa germinação.
     
     
    Seu Turíbio fez o plantio de 300 mudas de erva mate em área onde anteriormente havia eucaliptos. Área degradada em recuperação com formação de erval e pomar de frutíferas nativas.
     
    Na Aldeia Yriapu  os roçados estão em franco desenvolvimento, todas as sementes e ramas distribuídas germinaram e estão produzindo muito bem.
     
    A comunidade está terminando a reforma/construção da OPY e depois irão se dedicar a reforma/adequação da casa tartaruga, que está sendo usada como viveiro.
     
    Eduardo já está fazendo a colheita de batatinha. Distribuímos batata semente no início do inverno, em junho. Foi feito o plantio e com todos os cuidados e atenções já estão colhendo os frutos. Eduardo explica que não é necessário arrancar o pé da batata para colher, conforme acontece nos cultivos convencionais de batata.
     
    Ele vai tirando, escolhe os tubérculos maiores de cada planta e deixa os menores para que aumentem de tamanho.
     
     
    Na Aldeia Nhundy, após o preparo do roçado em mutirão e com trator, estão encerrando os plantios dos roçados.
     
    Igualmente as outras aldeias, foram distribuídas (entregue ao Cacique e monitores) sementes de milho, feijão, amendoim, melancia, abóboras e ramas de aipim.
     
    A divisão das sementes e ramas entre as famílias foi feita pela comunidade.