Vida e Cultura Guarani
  • Ações e Notícias do Projeto

    IECAM reafirma laços com a Petrobras e com os Guarani no Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani

    Estamos felizes em informar que daremos continuidade às atividades desenvolvidas com os índios guarani no Rio Grande do Sul.

      30 Dez   |   2013
    IECAM reafirma laços com a Petrobras e com os Guarani no Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani

    Estamos felizes em informar que daremos continuidade às atividades desenvolvidas com os índios guarani no Rio Grande do Sul, no Projeto “Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani”, patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental.

    As ações de recuperação e conservação ambiental e etnodesenvolvimento serão desenvolvidas nas aldeias: Teko’a ANHETENGUA (Aldeia Verdadeira), Porto Alegre; Teko’a YRIAPU (Aldeia Som do Mar), Palmares do Sul; Teko’a NHUNDY (Aldeia Capinzal), Viamão; Teko’a PINDO MIRÏ (Aldeia Coqueirinho), Itapuã, Viamão; Teko’a Nhuu Porã (Aldeia Campo Molhado), Barra do Ouro, Maquiné e Caraã;  Teko’a ITAPOTY  (Flor de Pedra) e Teko’a PINDOTY (Coqueiro), Riozinho.

    O projeto visa contribuir para a sustentabilidade etnoambiental das aldeias, através do intercâmbio de sementes e mudas e do plantio nas áreas indígenas participantes do projeto; da reintrodução de espécies vegetais nativas utilizadas na alimentação, na saúde, nos rituais e na confecção do artesanato; de atividades de “educação ambiental” (reciclagem, compostagem e agrofloresta) e da construção de ações como o eco/etnoturismo nas aldeias.

    Entre os anos de 2012 e 2013 foram plantadas cerca de 40 mil mudas nas aldeias e nos próximos anos mais de 3 mil hectares serão protegidos e mais de 30 mil mudas de espécies vegetais nativas serão reproduzidas e plantadas, especialmente frutíferas nativas em áreas produtivas e em recuperação, contribuindo para o aumento da biodiversidade (flora e fauna) nas áreas indígenas.

    Através de encontros e oficinas de saberes com as aldeias, intercambiando conhecimentos técnicos (não indígenas) e tradicionais (indígenas), os Guarani estarão aprendendo técnicas e revitalizando saberes de uso e manejo sustentável da biodiversidade.

    Na execução do plano de comunicação do projeto, serão também produzidos diversos materiais como banners, folders e DVD, que auxiliarão na divulgação da cultura guarani e das ações do projeto.