Vida e Cultura Guarani
  • Ações e Notícias do Projeto

    Índios Guarani realizam Encontro das Aldeias e comemoram o Dia Internacional das Florestas

      21 Mar   |   2014
    Índios Guarani realizam Encontro das Aldeias e comemoram o Dia Internacional das Florestas
    Nesta sexta-feira (21 de Março), é comemorado o Dia Mundial das Florestas. O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, pede que governos, empresas e a sociedade civil se empenhem para proteger as florestas, para reduzir o desmatamento, evitar a degradação do meio ambiente e proporcionar meios de vida sustentáveis para todos os que dependem desses ecossistemas.
     
    As florestas são os ecossistemas de maior diversidade biológica na terra, lar de mais da metade das espécies terrestres de animais, plantas e insetos. Cerca de 1,6 bilhão de pessoas – incluindo mais de 2 mil povos indígenas – dependem das florestas para sua subsistência (Fonte: ONU Brasil, em http://www.onu.org.br/13-milhoes-de-hectares-de-flor- esta-sao-destruidos-anualmente-alerta-onu). 
     
    Nesse mesmo dia, índios guarani de dez aldeias do RS irão se reunir na Aldeia Tekoá Anhetenguá (Porto Alegre-RS) para um encontro e uma troca de saberes tradicionais e técnicas não indígenas com a equipe do IECAM (www.iecam.org.br/projeto) para planejar as áreas de recuperação florestal, de reconversão (roçados) e de conservação ambiental nas suas aldeias.
     
    Entre os temas abordados estão o intercâmbio de mudas e sementes entre as aldeias, de técnicas tradicionais de cultivo e manejo ecológico do solo, o plantio de mudas de espécies nativas nas aldeias e as ações que serão realizadas na segunda fase do Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani, desenvolvido com o IECAM – Instituto de Estudos Culturais e Ambientais e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.
    Ao final do encontro será redigida uma carta com os principais aspectos abordados.