Vida e Cultura Guarani
  • Ações e Notícias do Projeto

    Um Novo Ano e um Novo Ciclo no Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani

      01 Jan   |   2018
    Um Novo Ano e um Novo Ciclo no Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani

    Depois de uma pausa de dois anos, o Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (IECAM) inicia a terceira fase do Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani. As atividades visam a educação, a recuperação e a conservação ambiental, e o etnodesenvolvimento com as aldeias Guarani no Rio Grande do Sul. Em janeiro, reafirmando o objetivo e as metas do projeto, foram reestabelecidas as alianças com os karaí, cunhã karaí, caciques, mulheres e jovens indígenas das sete aldeias participantes nesta nova fase.

    As atividades iniciaram a partir do diálogo com as lideranças indígenas das teko’a (aldeias) Ka’aguy Pau (Maquiné e Caraá), Kuaray Rese (Osório), Nhuu Porã (Caraá, Maquiné, Riozinho, Torres), Anhetengua (Porto Alegre), Nhuundy (Viamão) e Yriapu (Palmares do Sul). Neste primeiro mês o mapeamento priorizou a aldeia Kuaray Rese e a reforma do viveiro na aldeia Anhetengua (Porto Alegre).

    O planejamento da terceira fase do projeto contempla o mapeamento das áreas de recuperação e conservação ambiental e de reconversão produtiva nas aldeias. Haverá reformas dos viveiros das aldeias Anhetengua e Yriapu. Viveirismo com 10 mil mudas produzidas e intercâmbio de sementes e mudas entre as aldeias. Também será dada atenção à recuperação de 20 hectares e a reconversão de 12 hectares das áreas degradadas nas aldeias, ao total serão 20 mil mudas plantadas nas extensões.

    O Projeto também prevê a realização de reuniões e ações de Educação Ambiental com 48 atividades, alcançando cerca de 300 participantes. A nova fase do projeto iniciou em dezembro de 2017 e tem previsão de encerramento para 2019.