Para celebrar o Dia Mundial das Florestas, vale ressaltar que no Rio Grande do Sul ações executadas pelo Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani do IECAM já cultivaram e plantaram mais de 50 mil mudas de 90 espécies da flora local.
As ações estão sendo realizadas desde 2011 por uma equipe composta de índios e profissionais de diversas áreas, através do viveirismo em terras guaranis. A prática do viveirismo é inédita entre os indígenas, ela abrange oficinas de saberes, intercâmbio e plantio de mudas e sementes entre aldeias, mapeamento e gestão sustentável do território e de outras atividades de educação ambiental e etnodesenvolvimento.
Algumas aldeias localizam-se na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, consideradas áreas prioritárias de conservação e de extrema ou alta importância biológica, como Riozinho, Maquiné, Torres e Palmares do Sul. A primeira celebração do Dia Mundial das Florestasocorreu em 21 de março de 1974. A data foi decretada pela Organização da Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e a Agricultura (FAO) com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos ecossistemas florestais no planeta.
Compartilhe!