Vida e Cultura Guarani
  • Ações e Notícias do Projeto

    Encontro reúne aldeias da região metropolitana

    Indígenas trocaram ideias sobre proteção ambiental e avaliaram as ações do IECAM

      03 Abr   |   2012
    Encontro reúne aldeias da região metropolitana

    Do dia 29 ao dia 31 de março, o Instituto de Estudos Culturais e Ambientais organizou um encontro entre as aldeias da região metropolitana de Porto Alegre. A reunião ocorreu na aldeia da Estiva, no município de Viamão/RS. O objetivo do encontro foi trocar conhecimentos e técnicas tradicionais de manejo, cultivo e proteção ambiental. Além disso, foram avaliadas as ações realizadas pelo projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani, patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental.
     
    Além da Estiva, as outras três aldeias envolvidas foram a Lomba do Pinheiro (Porto Alegre/RS), a Granja Vargas (Palmares do Sul/RS) e Itapuã (Viamão/RS). Durante os três dias de reunião, caciques, lideranças, karaí (pajés e velhos) e jovens guarani expuseram suas opiniões e ajudaram a criar estratégias para a sustentabilidade e o etnodesenvolvimento de suas comunidades, através de ações como aumento de cultivo de espécies nativas nas áreas, armazenagem e coleta do lixo, maior intercâmbio entre as aldeias participantes e produção de alimentos nos roçados. As lideranças destacaram a importância da continuidade das ações, que trazem benefícios em diversos aspectos, como na alimentação, saúde, religião, construções de habitações e confecção de artesanato para venda.
     
    Os indígenas foram deixados a sós para desenvolverem suas ideias nos dois primeiros dias. No sábado, último dia do encontro, a equipe do IECAM, acompanhada de caciques das aldeias do nordeste, se uniu aos Guarani para auxiliá-los a escrever uma carta, em que seriam anotadas todas as reivindicações e sugestões para aprimoramento do projeto. Dessa forma, os indígenas não são somente o foco do projeto, mas também seus co-executores. Eles auxiliam, intervém e buscam soluções junto ao IECAM de forma participativa.