Vida e Cultura Guarani
  • Ações e Notícias do Projeto

    IECAM e aldeia da Lomba planejam plantios de verão

    Plantios, que começam na próxima semana, visam recuperar solo e produzir alimentos para a aldeia.

      19 Ago   |   2011
    IECAM e aldeia da Lomba planejam plantios de verão

    Na terça-feira (16/08), a equipe do IECAM e os indígenas responsáveis pelos roçados da aldeia da Lomba do Pinheiro reuniram-se para planejar os plantios de verão. A ação visa recuperar a fertilidade do solo, degradado após anos de plantação sem uso de adubo, e incentivar a produção de alimentos.

    Segundo a agrônoma do IECAM, Raniera Aparecida, o histórico da área da aldeia indica que existia na região o monocultivo de eucaliptos, árvore de grande porte que empobrece a terra em termos de nutrientes e água. Por isso, estão programados para o verão os plantios de feijão miúdo e crotalária, espécies que ajudam na recuperação do solo, acumulando matéria orgânica e nutrientes (adubação verde). Dentro da própria aldeia os indígenas puderam conferir um exemplo de plantio de adubo verde de inverno, o nabo forrageiro, realizado anteriormente no roçado de uma família local.

    Na reunião com os indígenas também foram expostas imagens da formação de uma floresta, que serve como princípio para o manejo dos roçados. Foi falada da importância dos plantios consorciados, nos quais várias espécies vegetais convivem num mesmo espaço, umas ajudando as outras.

    Como resultado do encontro, foi programado para a próxima terça-feira (23/08) o início dos plantios de verão no roçado comunitário. Serão plantadas espécies habitualmente cultivadas pelos guarani, como amendoim, aipim, milho e abóbora, além dos adubos verdes feijão-miúdo e crotalária. A atividade vai ser realizada por um mutirão que envolverá os alunos da escola da aldeia, indígenas locais e a equipe do IECAM.

    A ação fez parte do projeto Ar, Água e Terra, patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental.