Vida e Cultura Guarani
  • Ações e Notícias do Projeto

    IECAM e Guarani realizam melhorias em aldeias

    Ações em mutirão incluíram a construção de Opy (casa de reza)

      28 Jun   |   2012
    IECAM e Guarani realizam melhorias em aldeias

    As aldeias Varzinha (Ka’aguy Pau – Varzinha e Caraá/RS) e Pindoty (Riozinho/RS) passaram por mutirões conjunto entre os técnicos do IECAM e os próprios indígenas moradores das áreas. As ações, que fazem parte do projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, promoveram além das melhorias uma maior união entre todos.

    Na Varzinha foi iniciada a limpeza de novas áreas para o cultivo das lavouras, pois a aldeia possui planos para expandir a sua área de plantio de alimento. Além disso, foram realizadas reformas na casa do karaí Adolfo, o ancião da comunidade, e foi finalizada a construção da nova Opy, a casa de reza indígena. O trabalho em conjunto ajudou a unir as famílias na aldeia em virtude de melhorar a vida comunitária em suas terras.

    Já na Pindoty a equipe acompanhou o cacique Luis em uma vistoria de campo para verificar as mudas de árvores plantadas. O guarani Alberto, que acompanhou o trabalho, explicou que uma área da aldeia foi destinada ao espaço chamado “mata de fruta”, onde são plantadas as frutíferas nativas. Também há outra área reservada exclusivamente ao cultivo de erva mate, planta fundamental na cultura guarani. Além da inspeção, nessa mesma visita o IECAM entregou 50 novas mudas de erva mate aos indígenas.