O vídeo “Escute quem cuida da terra”, produzido pela equipe do IECAM é um convite à reflexão sobre a relação do homem com a natureza
Assistir ao vídeo é escutar o pulsar de um território que insiste em se curar: cada muda plantada, cada cântico entoado, reafirma que restaurar a Mata Atlântica é também restaurar a saúde coletiva.
As palavras do cacique Guarani José Verá, ancião da Teko’a Yvyty Porã (Aldeia Serra Bonita), localizada em Maquiné, no Rio Grande do Sul, destacam que a floresta é como parte do corpo de Nhanderu (Deus criador, na cultura Guarani) e, portanto, deve-se repensar a natureza não como recurso, mas como um parente — um corpo vivo cuja saúde ecoa em todos os seres.
Neste mês em que celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), convidamos você a aprender com quem cultiva floresta, ancestralidade e esperança.
Entre cantos, sementes e brotos, emerge o depoimento de Denise Wolf, diretora do Projeto Ar, Água e Terra, lembrando que o IECAM caminha há mais de vinte anos com as comunidades Guarani e o trabalho de gestão ambiental e a valorização da cultura anscestral.
A reflexão é simples e profunda: se a mata adoece, nós adoecemos; se floresce, prosperamos.
Clique, ouça e deixe a mata falar em você.