Vida e Cultura Guarani
  • Ações e Notícias do Projeto

    Dia Internacional do Meio Ambiente

      04 Jun   |   2014
    Dia Internacional do Meio Ambiente

                 Dia 5 de Junho foi a data escolhida para comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente. Com início no ano de 1972, o objetivo da comemoração é promover atividades de proteção e preservação, além de alertar o público mundial dos perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.

                O meio ambiente refere-se a todas as coisas vivas e não-vivas que ocorrem na terra. É o conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. O conceito de meio ambiente pode ser identificado pelo completo conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, mesmo com uma massiva intervenção humana, incluindo toda a vegetação, animais, solo, rochas, micro-organismos entre outros. Ainda, os recursos naturais e fenômenos físicos que não possuem um limite claro, como ar, água e clima, fazem parte da definição de meio ambiente.

                Todos os anos as Nações Unidas dão um tema diferente a comemoração do Dia do Meio Ambiente. Isso faz com que possamos divulgar através de ideias inovadoras, atividades de conscientização das populações e de proteção do meio ambiente. Este ano, o tema escolhido é: “Aumente sua voz, não o nível do mar”, e a ilha de Barbados, no Caribe, foi a ilha escolhida como sede do DMMA. Segundo Achim Steiner, Subsecretário Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA, “Os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento estão enfrentando riscos relacionados à mudança do clima, desde o aumento de temperatura, que afeta negativamente a agricultura, até o aumento do nível do mar, que ameaça a existência de algumas nações”.

                Visando a valorização da cultura e do meio ambiente, o IECAM, este ano, convida todos para a 30ª Semana do Meio Ambiente promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) que prevê diversas atividades. Gostaríamos de dar destaque para o Plantio de mudas nativas de Junho que acontecerá na quinta-feira, 5. Considerado o mês ideal para este tipo de ação em função das temperaturas amenas e das chuvas, quatro regiões da cidade receberão o plantio de 80 mudas. O ato simbólico terá início às 8h30, na avenida Nilo Peçanha, no entorno do Parque Germânia, além disso outras 312 mudas serão plantadas ao longo do mês.

                A equipe técnica do IECAM, em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, realizará, através do Projeto Ar, Água e Terra, várias atividades na aldeia de Torres, RS. As atividades serão focadas na educação ambiental e na recuperação de áreas degradadas na aldeia. Para isso, a equipe ensinará as crianças que estudam na escola da aldeia a reciclar garrafas pet’s para usá-las no plantio de mudas de sementes lágrima de Nossa Senhora. As crianças poderão levar para casa suas mudas e cuidá-las. Além disso, o dia contará com uma trilha pela fauna e pela flora da região e com o plantio de 200 árvores nativas. A comemoração acontecerá na quinta-feira, 5.

    Para mais informações sobre a programação da semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Porto Alegre, acesse o link:

    http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=169898&CAPITAL+RECEBE+A+30A+SEMANA+DO+MEIO+AMBIENTE