Vida e Cultura Guarani
  • Ações e Notícias do Projeto

    21 e 22 de Março: Dia Internacional das Florestas e o Dia Mundial da Água

    Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani trabalha para recuperar florestas e corpos d’água em aldeias guarani do Rio Grande do Sul

      16 Mar   |   2018
    21 e 22 de Março: Dia Internacional das Florestas e o Dia Mundial da Água

    A primeira celebração do Dia Mundial das Florestas, decretado pela Organização da Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e a Agricultura (FAO), ocorreu em 21 de março de 1974. O Dia Mundial da Água, celebrado desde 1993, foi recomendada pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a conhecida Rio 92 ou Eco 92. Desde então, tais celebrações acontecem em todo o mundo.

    Floresta e Água são elementos vitais, limitados, pressionados pelas crescentes atividades humanas e naturalmente interdependentes, diante de um quadro de mudanças climáticas mundiais inéditas. No Rio Grande do Sul, desde 2011, uma equipe composta de índios e profissionais de diversas áreas trabalham para conservar e recuperar florestas e corpos d’água em mais de três mil hectares de área em aldeias guarani.

    Em quatro anos, já foram cultivadas e plantadas mais de 50 mil mudas de 90 espécies da flora local, através do viveirismo - prática inédita entre os indígenas, de oficinas de saberes, do intercâmbio e plantio de mudas e sementes com as aldeias, do mapeamento e da gestão sustentável do território e de outras atividades de educação ambiental e etnodesenvolvimento. Algumas aldeias localizam-se na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, consideradas áreas prioritárias de conservação e de extrema ou alta importância biológica, como Riozinho, Maquiné, Torres e Palmares do Sul. 

    As ações são executadas pelo Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani (http://www.iecam.org.br/projeto), realizado pelo IECAM-Instituto de Estudos Culturais e Ambientais e pelas aldeias Guarani, com o patrocínio da PETROBRAS pelo Programa Petrobras Socioambiental. Este ano, o Programa possibilita também a participação do projeto no 8º Fórum Mundial da Água – 8º FMA, “que acontecerá em Brasília, entre 17 e 23 de março e reunirá os principais especialistas, gestores e organizações envolvidos com a questão da água no mundo. 

    O 8º FMA quer ouvir cada pessoa (http://www.worldwaterforum8.org/pt-br/sua-voz) e criou a plataforma  ‘Sua Voz’, um espaço online de consulta aberta para que pessoas do mundo todo colaborem e influenciem nas discussões do Fórum. A plataforma organiza as discussões sobre temas relevantes em seis salas de debate com foco em: Clima–segurança hídrica e mudanças climáticas; Pessoas–água, saneamento e saúde; Desenvolvimento–água para o desenvolvimento sustentável; Urbano–gestão integrada de água e resíduos urbanos; Ecossistemas–qualidade da água, subsistência de ecossistemas e biodiversidade; e Finanças–financiamento para segurança da água”.

    No Dia Mundial das Florestas e no Dia Mundial da Água o IECAM homenageia a nação Guarani: índios guardiões da Natureza, através do VT – Água Viva, em http://youtu.be/qm3yBPuTwA.

    Mais informações em: 
    http://www.iecam.org.br/projeto/ 
    https://www.facebook.com/ProjetoArAguaETerra/

    Informações para a imprensa:
    Ana Dixon – coordenadora de comunicação, jornalista: 51-981423237
    Denise Wolf – coordenadora do projeto, bióloga: 51-99919.50.10