Vida e Cultura Guarani
  • Ações e Notícias do Projeto

    IECAM participa de "Belém +30"

      17 Ago   |   2018
    IECAM participa de

    O IECAM esteve presente no “Belém +30” nos dias 06 a 11 de agosto. O evento integrou o XVI Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologia, o XII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, a I Feira Mundial da Sociobiodiversidade e a IX Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará. 

    Foram cerca de 100 sessões organizadas, 25 minicursos e 6 mesas redondas que agregaram muito conhecimento nesses 5 dias. A equipe do Instituto apresentou o trabalho “Mapeamento participativo como instrumento de Etnoecologia, Gestão Territorial e Educação Ambiental em aldeias indígenas” e também participou do minicurso “Metodologia de Diagnóstico Etnoambiental, Etnozoneamento e Plano de Gestão Participativo em Terras Indígenas”.


    O evento também proporcionou a oportunidade de contribuir na elaboração da “Declaração de Belém + 30”. Na Declaração discutida durante os 4 dias do evento, povos e comunidades tradicionais defendem respeito a seus territórios, liberdade de gestão e autodeterminação de seus modos de vida. Acreditamos que esse documento seja um avanço na nossa luta pelo respeito e preservação cultural e ambiental.

    A declaração completa pode ser acessada no link https://www.museu-goeldi.br/noticias/declaracao-belem-30-pela-valorizacao-dos-povos-e-comunidades-tradicionais-do-mundo/declaracao-belem-30.pdf