Vida e Cultura Guarani
  • Ações e Notícias do Projeto

    Projeto realiza atividades em Itapoty, Pindoty e Campo Molhado

    Aldeias foram incentivadas a produzir artesanato e ampliar lavouras

      06 Out   |   2011
    Projeto realiza atividades em Itapoty, Pindoty e Campo Molhado

    Na última semana de setembro, a equipe do projeto Ar, Água e Terra desenvolveu atividades nas aldeias Itapoty, Pindoty e Campo Molhado.

    Na ocasião, foi incentivada a produção de artesanato para a venda na feira de sustenbilidade Bionat, na qual o IECAM participou. Inclusive, na aldeia Itapoty, as crianças de 5 e 6 anos confeccionaram seus primeiros artesanatos.

    Esta é uma tradição que os guarani mais velhos se mostram preocupados em passar aos mais jovens. Sem oportunidades de vender sua produção, a prática pode ser perdida.

    Por isso, o projeto Ar, Água e Terra, patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental, procura abrir espaço para os indígenas venderem as peças de artesanato, convidando-os para eventos, desenvolvendo o turismo nas aldeias e promovendo o cultivo de espécies utilizadas para este fim.

    A equipe do IECAM e os indígenas também conversaram sobre a ampliação das lavouras existentes nas aldeias. Milho guarani, feijão, melancia, abóbora, moranga, batata doce e aipim são algumas das espécies que serão plantadas. Sugeriu-se iniciar uma pequena área experimental com o cultivo de arroz do seco, uma vez que este faz parte do cardápio diário dos guarani.

    No mesmo dia foram entregues 100 mudas para a aldeia de Campo Molhado e 70 para Pindoty. O plantio será realizado durante as próximas semanas pelos indígenas.