Vida e Cultura Guarani
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    IECAM e guarani fazem palestra para professores da rede pública

    O objetivo é a quebra de preconceitos e mostrar a cultura indígena às escolas públicas de Alvorada/RS

      19 Abr   |   2012
    IECAM e guarani fazem palestra para professores da rede pública

    A convite da Secretaria Municipal de Educação de Alvorada/RS, o IECAM e os guarani fizeram no dia 18/04 uma palestra para aproximadamente 120 professores de escolas da rede pública do município. O evento, realizado no plenário da Câmara de Vereadores, teve como objetivo levar aos educadores uma informação mais atual sobre a situação indígena do Brasil e no Rio Grande do Sul, além de proporcionar trocas e esclarecer dúvidas sobre a forma de viver deste povo nos dias de hoje.

    No primeiro momento o assessor de comunicação do Instituo, Elson Schroeder, mostrou como anda a ocupação indígena no país e no estado gaúcho, falou das estratégias de manutenção das tradições e da língua que os guarani utilizam e relatou o desafio de trabalhar promovendo o diálogo entre duas culturas distintas, porém com muito a aprender uma com a outra. Ressaltou que o importante é haver diálogo e respeito, construindo e executando as ações em conjunto a partir da ótica indígena e não indígena.

    Já o cacique geral Mbyá-Guarani no RS, José Cirilo Morinico, falou sobre o nhanderekó (forma de viver) do seu povo nos dias atuais, mesmo vivendo em aldeias sem as condições ideais de tamanho e natureza (matas, animais, rios, entre outros). Contou que apesar das dificuldades enfrentadas, do uso da tecnologia e das roupas e da necessidade de conseguir dinheiro para garantir a subsistência eles mantém seus rituais sagrados, as trocas de conhecimentos tradicionais seguem acontecendo entre as gerações e da felicidade que sentem em serem guarani. Também mostrou o quanto os costumes de seu povo influenciaram nos hábitos e na vida moderna, especialmente dos gaúchos.

    Esta ação, organizada pela Prefeitura Municipal de Alvorada, teve como objetivo desconstruir preconceitos e levar uma visão diferente àqueles que vão ensinar sobre a cultura indígena nas escolas da região. Ela fez parte de um projeto chamado Espaço da Diversidade.